Cuidados essenciais na instalação de cabeamento óptico

Realizar uma instalação de cabeamento óptico em redes externas exige uma série de cuidados fundamentais.

Com a ocupação dos postes e as redes ilegais, fica cada vez mais complexo garantir a qualidade e o nível de atendimento.

As redes ópticas são cada vez mais comuns e são aplicadas para atendimento às residências e corporativos, por apresentarem um desempenho e um alto tráfego de dados.

No entanto, para que seja possível manter o nível de qualidade e a velocidade contratada, é preciso seguir algumas recomendações importantes no momento da construção e ativação das redes.

Continue a leitura e conheça os cuidados mais importantes a serem seguidos na instalação de cabeamento óptico!

Dicas para um cabeamento óptico bem-sucedido

Os cabos ópticos possuem uma estrutura resistente que são capazes de resistir às variações de temperaturas e aos esforços mecânicos (vibração e tração).

Por outro lado, como em todo cabeamento, é preciso ter cautela para garantir a durabilidade da instalação, de modo que a conexão se mantenha estável por mais tempo.

Assim, ao realizar esse procedimento, os profissionais devem se manter atentos a alguns aspectos importantes para garantir a integridade do cabo e o desempenho esperado.

Confira, a seguir, os principais cuidados para um bom cabeamento óptico!

Escolha do cabo adequado

Para cada aplicação existe um tipo de cabo óptico adequado. Para escolha correta do cabo deve ser levado em consideração o vão de aplicação, se é auto sustentado, dielétrico, seco ou geleado e etc.

Curvatura do cabo

Ao realizar a instalação, é natural que os cabos precisem ser forçados em uma ou outra direção, fazendo curvas para se adaptarem ao local em questão. Cada tipo de fibra que compõem os cabos ópticos possui indicações de curvaturas especificadas (Ex: G657 A1 e G657 A2).

Contudo, esse procedimento deve ser planejado com cautela, evitando dobras ou curvas acentuadas que possam danificar as fibras.

Manuseio e Transporte

Ao manusear cabos ópticos, é recomendado que evite realizar dobras além da curvatura permitida. Dobras em excesso podem causar atenuação ou até mesmo a quebra da fibra.

Os cabos ópticos são acondicionados em bobinas e é preciso ter cuidado ao realizar o processo de lançamento do cabo.

Durante o transporte uma bobina pode colidir com a outra, vindo a causar um amassamento do cabo. Nessa ocasião, pode ter a ruptura da fibra.

Efeitos da má aplicação de cabos ópticos

Um dos grandes benefícios da utilização de cabos ópticos é a garantia de alto tráfego de dados (TX – dados transmitidos / RX – dados recebidos).

Em alguns cenários são evidenciados lentidão de rede e distorção de imagens e sons, que podem estar relacionados a má aplicação dos cabos ópticos durante a construção ou ativação da rede.

Quando evidenciado, as operadoras ou provedores realizam um mapeamento da rede em busca de potenciais pontos de falha.

Em diversos casos, são evidenciados cabos ópticos ancorados de forma errada, passagens realizadas fora de padrão ou materiais de baixa qualidade.

Por fim, lembre-se de que o resultado da instalação depende diretamente dos materiais utilizados.

Uma estrutura de qualidade garante mais resistência e durabilidade, de modo que a conexão se torna mais segura e estável ao longo do tempo.

Assim, ao realizar uma instalação, preze por materiais de alta qualidade, que proporcionem uma excelente conexão ao usuário.

Para isso, conheça os produtos ópticos da CG3 Telecom!

(Imagens: divulgação)

Origem: divulgação autorizada pelo parceiro CG3 Telecom

Fonte: https://cg3telecom.com.br/blog/cuidados-essenciais-na-instalacao-de-cabeamento-optico/

Compartilhe!